Produção bibliográfica - Sede USP

Obras coletivas:

PEREIRA, Maria Cristina (org.). Encontros com as imagens medievais. Macapá: Unifap, 2017 

PEREIRA, Maria Cristina; SOUZA, Maria Izabel (org.). Encontros com as imagens medievais. Vol. 2. São Paulo: FFLCH, 2021

PEREIRA, Maria Cristina; PELEGRINELLI, André (org). Laboratório de imagens: estudos sobre as imagens medievais. São Paulo: FFLCH-USP, 2022

Cadernos de resumos:

PEREIRA, Maria Cristina; PELEGRINELLI, André; SOUZA, Maria Izabel E. D.; GODOI, Pamela W. (org.). Caderno de Resumos do XII Encontro do LATHIMM. São Paulo: FFLCH, 2022

CASTANHO, Gabriel C. G.; PEREIRA, Maria Cristina: NADLER, Wanessa Asfora (org.). Caderno de Resumos do XI Encontro do LATHIMM. Rio de Janeiro: LATHIMM-UFRJ, 2020.

PELEGRINELLI, André; PEREIRA, Maria Cristina (org.). Caderno de Resumos do X Encontro do LATHIMM. São Paulo: LATHIMM-USP, 2019.

Produção individual por pesquisador.a:

Aline Benvegnú dos Santos

Capítulos de livros:

SANTOS, Aline B. Ornamentalidade e função simbólica nas esculturas do claustro de Sant Benet de Bages. In: PEREIRA, Maria Cristina C. L. (Org.). Encontros com as Imagens Medievais. Macapá: UNIFAP, 2017, p. 181-198.

SANTOS, Aline B. O claustro de Sant Benet de Bages: uma perspectiva de análise dos capitéis românicos ornamentais. In: FERREIRA, Álvaro Mendes (org.) [et al.]. Translatio Studii: Problematizando a Idade Média. Niterói: Ed. UFF/PPGHISTÓRIA, 2014, p. 272-285.

Artigos em periódicos:

SANTOS, Aline B. Des images en montages : les chapiteaux du cloître de Sant Pau del Camp à Barcelone (XIIe-XIIIe siècles). Bulletin du Centre d'Études Médiévales d'Auxerre, 24-2, 2020.

SANTOS, Aline B. O capitel coríntio como “modelo” no românico catalão: o caso do claustro de Sant Benet de Bages. CALAMUS - Revista de la Sociedad Argentina de Estudios Medievales, Buenos Aires, v. 2, p. 47-67, 2018.

Textos em anais:

SANTOS, Aline B. O trabalho do ornamental na representação da Sagrada Família no claustro de Sant Benet de Bages. In: XXII Encontro Estadual de História da ANPUH-SP. História: da produção ao espaço público, 2014, Santos - SP. Anais eletrônicos do XXII Encontro Estadual de História da ANPUH-SP. São Paulo: ANPUH, 2014. v. 1. p. 1-16.

Tese de doutorado:

SANTOS, Aline B. Sobre imagens e montagens: os capitéis do claustro de Sant Pau del Camp em Barcelona (séc. XII-XIII). Programa de Pós-graduação em História Social, USP, 2020. Orientação: Maria Cristina C. L. Pereira.

Dissertação de mestrado:

SANTOS, Aline B. A ornamentalidade dos capitéis do claustro Sant Benet de Bages: as funções do decor na arte românica. Programa de Pós-graduação em História Social, USP, 2014. Orientação: Maria Cristina C. L. Pereira.

André Luiz Marcondes Pelegrinelli

Livros:

PELEGRINELLI, A. L. M.; VISALLI, A. Francisco de Assis em Londrina: imagens, pessoas, lugares. Londrina: Museu Histórico de Londrina, 2022.

PELEGRINELLI, A. L. M.; VISALLI, A. Ensino de História com imagens: um guiaLondrina: Museu Histórico de Londrina, 2022.

PELEGRINELLI, A. L. M.; MOLINA, A. H. (Org.). Experiências visuais: ecos temporais e ecos espaciais. Londrina: EDUEL, 2022.

PELEGRINELLI, A. L. M.; SUZANO Jr., B. F. (Org.). Imagens: saberes e usosLondrina: EDUEL, 2021.

Capítulos de livros:

PELEGRINELLI, A. L. M.; SALAMON, Fernanda Dayara . O Livro Vermelho (Liber Novus) de C. G. Jung: medievalismo e imagens em um período de ascese. In: André Pelegrinelli; Ana Heloísa Molina. (Org.). Experiências Visuais: ecos temporais e ecos espaciais. Londrina: EDUEL, 2022, v. 1, p. 103-127.

PELEGRINELLI, A. L. M. Imagens da Virgem Maria: criações e figuração. In: Angelita Marques Visalli. (Org.). Imagens Religiosas. Londrina: UEL, 2014, v. 8, p. 1-90.

Artigos em periódicos:

PELEGRINELLI, A. L. M. Lettere e aureole. La logica delle iniziali nei manoscritti dello Specchio dell'ordine Minore (Franceschina) di Iacopo Oddi. FINXIT. Dialoghi tra arte e scrittura dal Medioevo all'Età Moderna, v. 1, p. 61-87, 2022.

PELEGRINELLI, A. L. M. Uma montagem caligramática do século XIII: a Benedictio Fratri Leoni Data de Francisco de AssisAntíteses, Londrina, v.12, n. 24, p. 646-676, jul-dez. 2019.

PELEGRINELLI, A. L. M. O TOQUE COMO VIA MIRACULOSA: IMAGEM E MATERIALIDADE NA TÁVOLA FRANCISCANA DE BONAVENTURA BERLINGHIERI (1235). Domínios da Imagem, v. 11, n. 21, 2017.

Textos em anais:

PELEGRINELLI, André L. M. Transformações e continuidades na iconografia do primeiro século franciscano: tavole, afrescos, gravados e vitrais historiados (1226-1295). In: TEIXEIRA, I. S. (org.). Anais do XII Encontro Internacional de Estudos Medievais. Porto Alegre: ABREM, 2019.

Bruno S. Menegatti 

Capítulo de livro:

MENEGATTI, Bruno S. As cristianizações da Antiguidade clássica: readequações dominicanas do Caronte dantesco em Santa Maria Novella (c. 13501357). In: PEREIRA, Maria C. C. L.; PELEGRINELLI, André L. M. (orgs). In: Laboratório de Imagens: estudos sobre as imagens medievais. FFLCH, São Paulo, 1ed. 2022, pp. 6-54.

Artigos em periódicos:

MENEGATTI, Bruno S. Perspectivas contemporâneas para o estudo multidisciplinar da cerâmica grega. Revista Gaia. Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, 2021, pp. 120-144.

MENEGATTI, Bruno S. A cultura visual do mundo dos mortos na cerâmica ática do século V a.C. Revista Gaia. Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, 2020, pp. 14-35.

Débora Gomes Pereira Amaral

Capítulos de livros:

AMARAL, Debora G. P. Imagem da imagem: a figuração da ação milagrosa de crucifixos na Espanha (séc. XV-XVII). In: Maria Cristina Correia L. Pereira; Maria Izabel Escano Duarte de Souza. (Org.). Encontros com as imagens medievais: volume II. São Paulo: FFLCH, 2021, v. 2, p. 36-56.

AMARAL, Debora G. P. Nossa Senhora do Carmo e São Simão Stock combatendo a iconoclastia: figuração do poder milagroso da imagem em uma pintura portuguesa setecentista. In: Maria Cristina Correia L. Pereira. (Org.). Encontros com as Imagens Medievais. Macapá: Editora da Universidade Federal do Amapá, 2017, p. 211-224.

Artigos em periódicos:

AMARAL, Debora G. P. Santíssimo Cristo da Paciência: a Passio Imaginis em Madri no século XVII. Latin American and Latinx Visual Culture, California, 2023, vol. 5, n. 3, pp. 108–113.

AMARAL, Debora G. P. Iconoclastia e milagre: a Passio Imaginis na Península Ibérica (séculos XIII-XVII). Concinnitas (online). Rio de Janeiro, 22/42, 2021, p. 120-142.

Textos em anais:

AMARAL, Debora G. P. O poder milagroso do crucifixo: a pintura de Francisco Fernandez do antigo Convento dos Capuchinos da Paciência de Cristo de Madri. In: XXVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2015, Florianópilis. Anais Eletrônicos do XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015.

AMARAL, Debora G. P. Ultrajes al crucifijo o Cristo de las injurias (1647-1651): o converso judaizante em uma pintura do antigo Convento dos Capuchinhos da Paciência de Madri. In: V Encontro Nacional de Estudos da Imagem [e do] II Encontro Internacional de Estudos da Imagem, 2015, Londrina. Anais do V ENEIMAGEM II EIEIMAGEM (Religiões e Religiosidade). Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2015. v. 11. p. 9-21.

AMARAL, Debora G. P. A Iconoclastia nas Cantigas de Santa Maria. In: XXII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA ANPUH – SP. Santos: 2014. Anais Eletrônicos XXII Encontro Estadual de História da ANPUH-SP, 2014.

Dissertação de mestrado:

AMARAL, Debora G. P. A iconoclastia nas pinturas da capela do antigo Convento do Cristo da Paciência de Madri (século XVII)Programa de Pós-graduação em História Social, USP, 2016. Orientação: Maria Cristina C. L. Pereira.

Doglas Morais Lubarino

Capítulo de livros:

LUBARINO, Doglas Morais. Hoc est enim corpus meum: realismo eucarístico na retabilística valenciana do final do século XV. In: Maria Cristina Correia L. Pereira. (Org.). Encontros com as Imagens Medievais. Macapá: UNIFAP, 2017 p. 199-210.

Textos em anais:

LUBARINO, Doglas Morais. O Cristo na Missa de São Gregório: circulação de uma representação na imagética medieval. In: I Encontro Internacional Leme/Unifesp. Modos de Circulação e Transferências Culturais e Artísticas na Europa do Medievo, 2018, Guarulhos. Atas do I Encontro Internacional Leme/Unifesp. Modos de Circulação e Transferências Culturais e Artísticas na Europa do Medievo, 2018. p. 47-58.

LUBARINO, Doglas Morais. A iconografia da Missa de São Gregório: realismo eucarístico e imagens medievais. In: XII Encontro de História da Arte - Os silêncios na História da Arte, 2018, Campinas. XII Encontro de História da Arte - Os silêncios na História da Arte, 2017. p. 210-214.

LUBARINO, Doglas Morais. A iconografia da 'Missa de São Gregório' na retabilística valenciana: devoção e realismo eucarístico no final do século XV. In: V Encontro Nacional de Estudos da Imagem (ENEIMAGEM), 2015, Londrina. Anais do V Encontro Nacional de Estudos da Imagem (ENEIMAGEM). Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2015. v. 11. p. 186-196.

Dissertação de mestrado:

LUBARINO, Doglas Morais. O juízo final e a missa de São Gregório (MASP 428P): pintura retabular e Eucaristia no final da Idade MédiaPrograma de Pós-graduação em História Social, USP, 2015. Orientação: Maria Cristina C. L. Pereira.

Eduardo Henrik Aubert

Livros publicados:

AUBERT, E. H.; RANKIN, S. K. (Org.) . Notarum Figura: l'écriture musicale et le monde des signes au 9e siècle. XL. ed. Solesmes: Éditions de Solesmes, 2013.

AUBERT, E. H.. Vidas de Dante: escritos biográficos dos séculos XIV e XV. São Paulo: Ateliê, 2011.

Capítulos de livros:

AUBERT, E. H.. Gestes et postures corporelles. In: Jérôme Baschet; Pierre-Olivier Dittmar. (Org.). Les images dans l'Occident médiéval. Turnhout: Brepols, 2015, p. 100-125.

AUBERT, E. H.. Identité, échange, transformation: genèse de la notation musicale clunisienne. In: Dominique Iogna-Prat; Michel Lauwers; Florian Mazel; Isabelle Rosé. (Org.). Cluny: les moines et la société au premier âge féodal. 1ed.Rennes: PUR, 2013, p. 145-165.

AUBERT, E. H.; BONNE, J. . Quand voir fait chanter. Images et neumes dans le tonaire du ms. BNF latin 1118: entre performance et performativité. In: Alain Dirkens; Gil Bartholeyns; Thomas Golsenne. (Org.). La performance des images. Bruxelles: Université Libre de Bruxelles, 2010, p. 225-242.

AUBERT, E. H.; ASFORA, W. C. ; CASTANHO, G. C. G. . L'histoire médiévale au Brésil: structure d'un champ disciplinaire. In: Eliana Magnani. (Org.). Le Moyen Age vu d'ailleurs. Dijon: Editions Universitaires de Dijon, 2010, p. 53-118.

AUBERT, E. H.. Ao raiar do dia, em dois quartos escuros, em alguma parte da Noruega: reflexões sobre Kristin Lavransdatter e as reescritas do passado. In: Lênia Márcia de Medeiros Mongelli; José Rivair Macedo. (Org.). A Idade Média no cinema. São Paulo: Ateliê, 2009, p. 223-257.

AUBERT, E. H.. Locating the sound of the medieval voice: an analytical framework. In: Lorna Bleach; Katariina Närä; Sian Prosser; Paola Scarpini. (Org.). In search of the medieval voice: expressions of identity in the Middle Ages. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2009, p. 19-33.

AUBERT, E. H.. Dante e a biografia histórica: um ensaio. In: Ruy de Oliveira Andrade Filho. (Org.). Relações de poder, educação e cultura na Antigüidade e Idade Média: estudos em homenagem ao Professor Daniel Valle Ribeiro. Santana do Parnaíba: Solis, 2005, p. 115-123.

Artigos em periódicos:

AUBERT, E. H. Reflexões sobre a imagem como gesto: apontamentos a partir do manuscrito Paris, BnF, latin, 9449. Revista de Historia (USP), v. 172, p. 1-35, 2015.

AUBERT, E. H. Deux feuillets inédits d'un antiphonaire de Cluny du 11e siècle: les fragments Solesmes A.3/A.4 et A.5/A.6. Études grégoriennes, v. 41, p. 1-35, 2014.

AUBERT, E. H. When the Roman Liturgy Became Frankish: Sound, Performance and Sublation in the Eighth and Ninth Centuries. Études grégoriennes, v. 40, p. 57-160, 2013.

AUBERT, E. H. Apontamentos sobre a legitimidade atual da história medieval tecidos no entorno de uma obra recente. Medievalista Online, v. 14, p. 1-34, 2013.

AUBERT, E. H. Nova clunisiana : les feuillets de garde du manuscrit BnF nal 1236 et la création de la liturgie clunisienne. Bulletin du Centre d'Études Médiévales d'Auxerre, v. 16, p. 1, 2012.

AUBERT, E. H. Ut pictura notarum figura : la notation neumatique à la lumière des images et vice-versa. Perspective. La revue de l'INHA, v. 2012-2, p. 393-400, 2012.

AUBERT, E. H.; SAULNIER, D.  Les graphies neumatiques modifiées avec angle droit dans le Graduel de Cluny (Paris BnF lat. 1087). Études grégoriennes, v. 39, p. 125-148, 2012.

AUBERT, E. H. A história em trajes de brocado. Forma, tempo e processo em Johan Huizinga e Herbert Grundmann. Signum (São Paulo), v. 12, p. 1-37, 2011.

AUBERT, E. H. Scribes at Work : Codicology, Palaeography and the Making of a Music Book in Eleventh-Century Cluny (BNF, lat. 1087). Études grégoriennes, v. XXXVII, p. 47-84, 2011.

AUBERT, E. H. Mediação e Medialização: o Cartulário do Colégio de Hubant e a Teoria do Laço Social. Revista de História (USP), v. 165, p. 151-191, 2011.

AUBERT, E. H. Planos ontológicos e processualidade em O outono da Idade Média. Revista USP, v. 90, p. 218-229, 2011.

AUBERT, E. H. Ecrire le chant à Cluny. L'Archéo-Thema, v. 7, p. 46-51, 2010.

AUBERT, E. H.; MAGNANI, E. ; RUSSO, D. Le manuscrit 1 de Semur-en-Auxois. Bulletin du Centre d'études médiévales d'Auxerre, v. 14, p. 101-112, 2010.

AUBERT, E. H. L’anthropologie historique par le détour de la musicologie : une ethnomusicologie historique du Moyen Âge est-elle souhaitable ?. Atelier du Centre de Recherches Historiques, v. 6, p. 2, 2010.

AUBERT, E. H. O som e seus sentidos no Ordo ad consecrandum et coronandum regem. Bulletin du Centre d'Études Médiévales d'Auxerre, v. 2, p. 7, 2009.

AUBERT, E. H.; MAGNANI, E. ; RUSSO, D. Histoire du manuscrit médiéval: transmission des textes, des chants, compositions peintes et décors. Le manuscrit 1 de la Bibliothèque municipale de Semur-en-Auxois au miroir de ses manuscrits 'voisins'. Bulletin du Centre d'études médiévales d'Auxerre, v. 13, p. 143-155, 2009.

AUBERT, E. H. Uma sociedade fragmentada e fundamentalmente una: a sociedade feudal e La société féodale. Tempo. Revista do Departamento de História da UFF, v. 14, p. 169-194, 2009.

AUBERT, E. H. A música do ponto de vista do nativo: um ensaio bibliográfico. Revista de Antropologia (USP. Impresso), v. 50, 1, p. 271-312, 2008.

AUBERT, E. H.; ASFORA, W. C. ; CASTANHO, G. C. G. Faire l'histoire du Moyen Age au Brésil. Bulletin du Centre d'Études Médiévales d'Auxerre, v. 12, p. 156-172, 2008.

AUBERT, E. H. Le son et ses sens. L'ordo ad consecrandum et coronandum regem (v. 1250). Annales E. S. C. (Paris), v. 62, 2, p. 387-411, 2007.

AUBERT, E. H. Entre Cocuce e Cocanha: percurso de um diálogo. Revista de História (USP), v. 148, p. 47-82, 2003.

Guilherme Cavalcanti Barbosa

Capítulo de livro:

BARBOSA, G. C. Cores e Monstros no Royal MS 1 B XI. In.: PEREIRA, M. C. C. L.; PELEGRINELLI, A. L. M. (Orgs.). Laboratório de Imagens: estudo sobre as imagens medievais. São Paulo: FFLCH/USP, 2022.

Isamara Lara de Carvalho

Artigo em periódico:

DE CARVALHO, I. L., PEREIRA DE FREITAS, R., DA COSTA ARAÚJO FILHO, H., DE QUEIROZ BALDINI, A. L., CASTRO DE OLIVEIRA, A. L., SILVA DE PAULA, L., & MALIZIA ALVES, L. (2023). Characterization of Pigments and Materials of the Original Body and Additions of the Book of Hours 50,1,1 from the Brazilian National LibrarySemina: Exact and Technological Sciences44, e47965. https://doi.org/10.5433/1679-0375.2023.v44.47965

Karolina Santos da Rocha

Capítulo de livro:

ROCHA, Karolina. O Codex Purpureus Rossanensis (Σ 042) revisitado: balanço historiográfico e proposta de análise das imagens referentes aos seus Evangelhos. In: Maria Cristina Correia L. Pereira e Maria Izabel Escano Duarte de Souza. (Org.). Encontros com as Imagens Medievais - Volume II. 1ed.São Paulo: , 2021, v. 2, p. 1-286.

Artigo em periódico:

ROCHA, Karolina. Implicações imperiais ligadas ao Codex Purpureus Rossanensis (Σ 042): apontamentos a partir de uma análise imagética. Revista Epígrafe, v. 9, p. 318-348, 2020.

Leila Rangel Silva Geroto

Capítulos de livros:

GEROTO, Leila R. S. Fragmentos do livro-objeto: recortes e escolhas editoriais de um fac-símile parcial de 1974. In: Maria Cristina Correia L. Pereira; Maria Izabel Escano Duarte de Souza. (Org.). Encontros com as imagens medievais: volume II. 1ed.São Paulo: FFLCH, 2021, v. II, p. 8-285.

Textos em anais:

RANGEL, L.; MAGNONI, A. F. Brendan E O Segredo De Kells: Uma Leitura Histórica E Visual. In: Semana de Comunicação - SeCom, 2013, Bauru. Anais da SeCom - Semana de Comunicação, 2013.

SILVA, L.R.. Caligrafia e o Livro de Kells: Legibilidade e informação. In: V CONGRESO LATINOAMERICANO DE ENSEÑANZA DEL DISEÑO, 2014, Buenos Aires. V Congreso Latinoamericano de Enseñanza del Diseño 2014, 2014.

Maria Cristina C. L. Pereira

Livros:

PEREIRA, Maria Cristina C. L.; PELEGRINELLI, André L. M. (org.). Laboratório de imagens: estudos sobre as imagens medievais. São Paulo: FFLCH-USP, 2022.

PEREIRA, Maria Cristina C. L.; SOUZA, Maria Izabel E. D. (org.). Encontros com as imagens medievais. Vol. 2. São Paulo: FFLCH-USP, 2021.

PEREIRA, Maria Cristina C. L. As letras e as imagens. As iniciais ornamentadas em manuscritos do Ocidente medieval. São Paulo: Intermeios, 2019.

PEREIRA, Maria Cristina C. L. (org.). Encontros com as imagens medievais. Macapá: Editora da UNIFAP, 2017.

PEREIRA, Maria Cristina C. L. Pensamento em imagem. Montagens topo-lógicas no claustro de Moissac. São Paulo: Intermeios, 2016.

Capítulos de livros:

PEREIRA, Maria Cristina C. L.; GONÇALVES, Rafael Afonso. Estruturando e representando a convivência: imagem e texto em um manuscrito do séc. XIV, o Ci nous dit (Chantilly, Ms. Condé 26-27). In: Susani Silveira Lemos França; Jean Marcel Carvalho França; Rafael Afonso Gonçalves. (Org.). Viver e conviver nas duas margens do Atlântico (séculos XIII-XIX). São Carlos: Edufscar, 2022, v. , p. 305-335.

PEREIRA, Maria Cristina C. L. Entre o figurativo e o ornamental: os evangelistas e seus símbolos nas Tábuas de Cânones iluminadas. In: Margarida Maria de Carvalho; Márcia Pereira da Silva; Susani Silveira Lemos França. (Org.). Imagens e textos. Interpretações sobre cultura e poder no medievo e nas recepções do passado. 1ed.São Paulo: Alameda, 2020, v. 2, p. 127-148.

PEREIRA, Maria Cristina C. L. Gregório Magno. In: Guilherme Queiroz de Souza; Renata Cristina de Sousa Nascimento. (Org.). Dicionário: cem fragmentos biográficos. A idade média em trajetórias. 1ed.Goiânia: Tempestiva, 2020, v. 1, p. 99-104.

PEREIRA, Maria Cristina C. L. O discurso moralizador das margens nos manuscritos iluminados no Ocidente medieval. In: FRANÇA, Jean-Marcel Carvalho; PEREIRA, Milena da Silveira. Por escrito. Lições e relatos do mundo luso-brasileiro. São Carlos: EdUFSCar, 2018, p. 15-41.

PEREIRA, Maria Cristina C. L. La sculpture monumentale: l'image dans le monastère. In: BASCHET, Jérôme ; DITTMAR, Pierre-Olivier (Org.). Les images dans l'Occident médiéval. Turnhout: Brepols, 2015, p. 83-96. ISBN: 9782503551586

PEREIRA, Maria Cristina C. L. Imagens de mulheres artistas no Ocidente medieval. In: Cristina Stevens, Susane Rodrigues de Oliveira e Valeska Zanello (Org.). Estudos feministas e de gênero: articulações e perspectivas. Florianópolis: Mulheres, 2014, p. 340-352.

PEREIRA, Maria Cristina C. L. Sobre criação e autoria: as ‘assinaturas’ epigráficas no Ocidente medieval. In: OLIVEIRA, Terezinha (Org.). Conhecimento e educação no Medievo. São Luís: EdUEMA, 2012, p. 103-111.

PEREIRA, Maria Cristina C. L. Da conexidade entre texto e imagem no Ocidente medieval. In: OLIVEIRA, Terezinha; VISALLI, Angelita (Org.). Leituras e imagens da Idade Média. Maringá: Eduem, 2011, p. 131-148.

PEREIRA, Maria Cristina C. L. Imagem e pensamento na Idade Média ocidental. In: GUIMARÃES, Aissa (Org.). Filosofia da arte.1 ed. Vitória: UFES-Nead, 2011, p. 64-82.

PEREIRA, Maria Cristina C. L. La letra y la hoja: las iniciales ornamentadas de la Biblia de Saint-Bénigne de Dijon (BM Dijon 2). In: FOGELMAN, Patricia (Org.). Religiosidad, cultura y poder. Temas y problemas de la historiografía reciente. Buenos Aires: Lumière, 2011, p. 47-59.

MAGNANI, E.; ALMEIDA, N. B.; BADIA, P. C.; GUIANCE, A.; BASTOS, M. J. M.; DONAT, L. R.; PEREIRA, Maria Cristina C. L.; SILVA, M. C. Être historien du Moyen Âge en Amérique Latine en début du XXIe siècle. In: Être historien du Moyen Âge au XXIe siècle. Paris: Publications de la Sorbonne, 2008, p. 71-92.

PEREIRA, Maria Cristina C. L. Syntaxe et place des images dans le cloître de Moissac. L'apport des méthodes graphiques. In: KLEIN, Peter K. (Org.). Der mittelaterliche Kreuzgang. Regensburg: Schnell und Steiner, 2003, p. 212-219.

PEREIRA, Maria Cristina C. L. Le lieu et les images. Les sculptures de la galerie est du cloître de Moissac. In: HÜLSEN-ESCH, Andrea von; SCHMITT, Jean-Claude (Org.). Die Methodik der Bildinterpretation / Les méthodes de l'interprétation de l'image ed.Göttingen: Max-Planck-Instituts für Geschichte, 2002, v.2, p. 415-470.

Artigos em periódicos

PEREIRA, Maria Cristina C. L. O Q tem Claricia? Uma inicial-imagem em um Saltério do final do século XII (Baltimore, The Walters Art Museum, Ms. W.26). Signum 24/2, 2023, p. 60-81.

PEREIRA, Maria Cristina C. L. As letras como ornamentação: as iniciais nos livros representados na pintura do Grão Vasco (?-1542/1543). Revista Palíndromo 12/27, 2020, p. 70-85.

PEREIRA, Maria Cristina C. L. Figurar a imagem: Sobre representações pictóricas de esculturas devocionais. Imagem Brasileira. Revista do CEIB 10, 2020, p. 61-71.

PEREIRA, Maria Cristina C. L. The painter of ornaments: medieval images of the artist at work. Revista de História da Arte 8, 2019, p.120-127.

PEREIRA, Maria Cristina C. L. A arquitetura no/do livro na Antiguidade Tardia: a ornamentação dos primeiros códices cristãos latinos. História (São Paulo. Online) 36, 2017, p. 1-27

PEREIRA, Maria Cristina C. L. O revivalismo medieval pelas lentes do gênero: as fotografias de Julia Margaret Cameron para a obra The Idylls of the King e outros poemas de Alfred Tennyson. Domínios da imagem 11, 2017.

PEREIRA, Maria Cristina C. L. Exposition des ymages des figures qui sunt: discursos sobre imagens no Ocidente medieval. Antíteses (Londrina) 9, 2016, p. 30-54.

PEREIRA, Maria Cristina C. L. Pixo, logo assusto; ilumino, logo seduzo: a ornamentalidade das letras na contemporaneidade e na Idade Média. Revista Arte & Ensaios 32, 2016, p. 92-101.

PEREIRA, Maria Cristina C. L. Montagens topo-lógicas: as imagens nos capitéis e pilares do claustro de Moissac. Revista de História (USP) 165, 2011, p. 73-91. 

PEREIRA, Maria Cristina C. L. Paradisus corporalis est quies claustralis: usos e sentidos do claustro beneditino no Ocidente medievalActa Scientiarum. Education (Online) 33, 2011, p. 71-76.

PEREIRA, Maria Cristina C. L. O trabalho dos detalhes: sobre uma escultura da estigmatização de São Francisco no Museu de Arte Sacra de São Paulo. Imagem Brasileira 6, 2011, p. 69-77.

PEREIRA, Maria Cristina C. L. A ornamentalidade do sangue nas imagens do cristo da paixão tardo-medievais e barrocas. Imagem Brasileira 5, 2009, p. 220-228.

PEREIRA, Maria Cristina C. L. Poderes e utilizações das imagens religiosas na América colonial: o caso do jesuíta Antônio Sepp. Imagem Brasileira 4, 2009, p. 167-172

PEREIRA, Maria Cristina C. L. Criação divina: as imagens acheiropoiéticas na cultura cristã. Farol (Vitória) 8, 2008, p. 128-136.

PEREIRA, Maria Cristina C. L. Les images-piliers du cloître de Moissac. Bulletin du Centre d'études médiévales d'Auxerre 2, 2008, p. 9212.

PEREIRA, Maria Cristina C. L.; FERREIRA, Rachel Diniz. Um caso de homonímia sacra: o orago da igreja de São Gonçalo (Vitória - ES). Farol (Vitória) 7, 2006, p. 68-77.

PEREIRA, Maria Cristina C. L. Do mito à história sagrada: a construção da imagem da Imaculada Conceição. Sofia (Vitória) 10, 2005, p. 231-244.

PEREIRA, Maria Cristina C. L. Memória de pedra: os pilares centrais das galerias leste e oeste do claustro de Moissac. Farol (Vitória) 3, 2003, p. 74-89.

PEREIRA, Maria Cristina C. L. As esculturas do claustro de Moissac: lógicas de representação e funções das imagens. Signum (São Paulo) 1, 1999, p. 45-75.

Traduções:

BASCHET, Jérôme. L'image-objet. In: BASCHET, Jérôme; SCHMITT, Jean-Claude (Org.). L'image. Fonctions et usages des images dans l'Occident médiéval. Paris: Le Léopard d'or, 1996. p. 7-26.

CORDEZ, Philippe. O jogo de xadrez: imagem, poder e Igreja (fim do século X – início do século XII). Revista de História 165, 2011, p. 93-120.

RUSSO, Daniel. O conceito de imagem-presença na arte da Idade Média. Revista de História 165, 2011, p. 37-72.

Maria Izabel Escano Duarte de Souza

Livros:

PEREIRA, Maria Cristina; SOUZA, Maria Izabel (Org.). Encontros com as Imagens Medievais volume II. São Paulo: FFLCH, 2021.

Capítulos de livros:

SOUZA, Maria Izabel E. D. As margens do livro de horas 50,1,016 da Biblioteca Nacional. In: Maria Izabel Escano Duarte de Souza; Maria Cristina Correia Leandro Pereira. (Org.). Encontros com as Imagens Medievais. São Paulo: FFLCH, 2021, v. II, p. 111-130.

SOUZA, Maria Izabel E. D. As mulheres e os livros de horas. In: Maria Cristina Correia Leandro Pereira. (Org.). Encontros com as imagens medievais. Macapá: UNIFAP, 2017, p. 112-132.

MELLO e SOUZA, Maria Beatriz; SOUZA, Maria Izabel E. D. (trad.). O acervo de livros de horas iluminados da Biblioteca Nacional do Brasil. In.: FAILLACE, Vera. Catálogo dos livros de horas da Biblioteca Nacional do Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2016.

Artigos em periódicos:

SOUZA, Maria Izabel E. D. Uma análise do fólio 32r do livro de horas 50,1,016 da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro o ciclo iconográfico da Vida da Virgem. Signum. Revista da ABREM, v. 23, p. 75-104, 2022.

SOUZA, Maria Izabel E. D. Uma análise paleográfica do calendário do livro de horas 50,1,016 da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Laborhistorico, v. 7, p. 370-398, 2021.

SOUZA, Maria Izabel E. D. A Virgem Maria nos Evangelhos canônicos, nos escritos apócrifos e nas orações: interpretações sobre seu culto na Baixa Idade Média. Revista Ars Historica, nº 15, jul-dez. 2017, p. 1-21.

Textos em anais:

SOUZA, Maria Izabel E. D. As margens ornamentadas dos livros de horas da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. In: Atas da XII Semana de Estudos Medievais. Rio de Janeiro, 2019, p. 306-313.

SOUZA, Maria Izabel E. D. As margens dos livros de horas da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. In: Anais do XII Encontro Internacional de Estudos Medievais, vol. 3, n.1, 2019, p. 255-265.

SOUZA, Maria Izabel E. D. Três livros de horas franceses do século XV: comparações e apontamentos. In: Atas das sessões das comunicações da IX Semana de Estudos Medievais, Brasília, 2019. p. 139-147.

SOUZA, Maria Izabel E. D. A visitação do livro de horas 50,1,016 da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro: uma perspectiva comparativa. In: Anais do XII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais/ XVII Jornada de Estudos Antigos e Medievais/VII Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais/ I Encontro Internacional Francisco e Franciscanismo. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2018, p. 451-466.

SOUZA, Maria Izabel E. D. A Coleção de livros de horas da Real Biblioteca Portuguesa. In: Anais do XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, Campinas, 2017.

SOUZA, Maria Izabel E. D. O livro de horas 50,1,16 da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. In: Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia, Brasília, 2017.

Tese de doutorado:

SOUZA, Maria Izabel E. D. O livro de horas 50,1,016 da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (Paris, c. 1460)Programa de Pós-graduação em História Social, USP, 2022. Orientação: Maria Cristina C. L. Pereira.

Mariana Pincinato

Capítulos de livros:

PINCINATO, Mariana. Entre anjos e demônios: a pesagem das almas no mosaico de Torcello. In: Maria Cristina Pereira. (Org.). Encontros com as imagens medievais. Macapá: UNIFAP, 2017, p. 145-155.

Textos em anais:

PINCINATO, Mariana. Sobre cópia e circulação de modelos figurativos no medievo: o mosaico de Torcello. In: Anais do XXIII Encontro Regional de História da ANPUH-SP. XXIII Encontro Estadual de História - ANPUH-SP, Assis, 2016.

PINCINATO, Mariana. O inferno e a figuração de Hades como o Demônio no mundo bizantino. In: Anais do V Encontro Nacional de Estudos da Imagem [e do] II Encontro Internacional de Estudos da Imagem: V ENEIMAGEM e II EIEMAGEM. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2015, v. 11, p. 207-216.

PINCINATO, Mariana. O inferno como componente iconográfico do Juízo Final bizantino. In: Anais Eletrônicos do XXVIII Simpósio Nacional de História. XXVIII Simpósio Nacional de História – ANPUH, Florianópolis, 2015.

PINCINATO, Mariana. A concepção iconográfica do Agnus Dei nos mosaicos bizantinos. In:  Anais do XI Encontro de História da Arte - Da Percepção à Palavra: Luz e Cor na História da Arte. XI EHA - ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE- UNICAMP, Campinas, 2015, v. único, p. 388-394.

Dissertação de mestrado:

PINCINATO, Mariana. Uma imagem entre dois mundos: um estudo sobre o mosaico do Juízo Final de Torcello (Veneza - século XI)Programa de Pós-graduação em História Social, USP, 2016. Orientação: Maria Cristina C. L. Pereira.

Muriel Araujo Lima

Capítulos de livros:

ARAUJO LIMA, Muriel. Sine dolore et consumptione: tradição textual e exegética na iconografia da salamandra. In: PEREIRA, M.C.C.L. (Org.). Encontros com as imagens medievais. Macapá: Editora da UNIFAP, 2017, p. 84-94.

ARAUJO LIMA, Muriel. Colour, ornamental function and signification in Aberdeen University Library MS 24 (Aberdeen Bestiary). In: BIRRO, R. M.; CAMPOS, Carlos Eduardo da Costa.; COELHO, Liliane Cristina; TREVISAN, Mariana Bonat (Orgs.). Relações de Poder: da Antiguidade ao Medievo - Relations of Power: from Antiquity to the Middle Ages. Vitória: DLL/UFES, 2013, p. 635-651.

Artigos em periódicos:

ARAUJO LIMA, Muriel. The Rhetoric of Ornament: Ornamentation and figurative program in a thirteenth-century bestiary (Oxford, St. John’s College MS 61). Revista de História da Arte Série W, Lisboa, v. 8,p. 128-137, 2019.

Dissertação de mestrado:

ARAUJO LIMA, Muriel. As imagens em bestiários ingleses dos séculos XII e XIIIPrograma de Pós-graduação em História Social, USP, 2015. Orientação: Maria Cristina C. L. Pereira.

Tese de doutorado:

ARAUJO LIMA, Muriel. Depois do Paraíso: criação, transgressão e queda em um bestiário inglês do século XIII (Oxford, St. Johns College, MS 61)Programa de Pós-graduação em História Social, USP, 2021. Orientação: Maria Cristina C. L. Pereira.

 Nadia Mariana Consiglieri

Livros:

CONSIGLIERI, Nadia Mariana. Los animales en los Beatos. Representación, materialidad y retórica visual de su fauna apocalíptica (ca. 900-1248), Buenos Aires/ Barcelona, Miño y Dávila editores – Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras Universidad de Buenos Aires, 2022. (552 p.) (formato impreso) ISBN 978-84-18095-92-4 ; (formato electrónico) ISBN 978-84-18095-93-1

CONSIGLIERI, Nadia Mariana. El dragón de lo imaginado a lo real. Su simbolismo y operatividad visual en la miniatura cristiana de la Plena Edad Media hispánica, Buenos Aires/ Barcelona, Miño y Dávila editores, 2020. (262 p.) (formato impreso) ISBN 978-84-18095-52-8; (formato electrónico) ISBN 978-84-18095-53-5

CONSIGLIERI, Nadia Mariana y Greif, Esteban (Eds.) Representaciones del mundo natural: de la Edad Media a la Modernidad, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Instituto Multidisciplinario de Historia y Ciencias Humanas (IMHICIHU –CONICET), 2022. (186 p.) ISBN 978-987-4934-26-0 (formato impreso); ISBN 978-987-4934-27-7 (formato digital).

Artigos:

CONSIGLIERI, Nadia Mariana. Los verdes de los bosques. Estrategias visuales y modos de pensar la foresta como espacio discursivo en imágenes bajomedievales. Scripta Mediaevalia, Revista de Pensamiento Medieval, Centro de Estudios Filosóficos Medievales Facultad de Filosofía y Letras – Universidad Nacional de Cuyo, vol. 15, nº 2 (2022), p. 185-214.

CONSIGLIERI, Nadia Mariana. Una damnatio ocultada en el San Miguel del MNAD de Buenos Aires. Quiroga. Revista de Patrimonio Iberoamericano, Universidad de Granada, nº21 (octubre) (2022), p. 184-195.

CONSIGLIERI, Nadia Mariana. Apelativos, silencios y olvidos en torno a los animales de los Beatos en la temprana historiografía artística del siglo XIX y de inicios del siglo XX. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia, Ouro Preto, v. 15, n. 38   (2022), p. 137-166.

CONSIGLIERI, Nadia Mariana. Imágenes zoomorfas en diálogo. Cruces cristianos e islámicos en Silos (siglos XI-XII). Boletín de arte, Revista del Instituto de Historia del Arte Argentino y Americano, Facultad de Artes, Universidad Nacional de La Plata, Nº23, e039 (2022), p. 1-10.

CONSIGLIERI, Nadia Mariana. La trastienda de una obra del siglo XV: el San Miguel de García de Benabarre del Museo Nacional de Arte Decorativo de Buenos Aires. Patrimônio e Memória, Universidade Estadual Paulista (UNESP), vol. 17, nº2 (2021), p. 363-386.

CONSIGLIERI, Nadia Mariana. Matar al dragón; matar al diablo. La naturaleza como escenario de acción de san Miguel y san Jorge en algunos ejemplos pictóricos bajomedievales y renacentistas (siglo XV e inicios del XVI). Anales de Historia del Arte, Universidad Complutense de Madrid, Vol. 31 (2021), p. 59-81.

CONSIGLIERI, Nadia Mariana. Lo femenino en tensión. Recorridos iconográficos de Tellus a la mujer sobre la bestia del Beato de Turín (siglo XII). In: José María Salvador González (Org.) Imagining Middle Ages Medieval Images, Mirabilia Ars, Vol.12, Nº1 (Jan-Jun 2020), p. 10-38.

CONSIGLIERI, Nadia Mariana. Rethoric and agency around Iberian sacred landscapes (11th and 12th centuries). Revista Digital de Iconografía Medieval, vol. X, nº 20, (2018), p. 43-72.

CONSIGLIERI, Nadia Mariana. Animalia y discursos apocalípticos en los programas artísticos regios de Fernando I y Alfonso VI (siglos XI-XII). Temas Medievales (IMHICIHU-CONICET), Vol. 24, n°1 (2016), p. 45-73.

CONSIGLIERI, Nadia Mariana. Entre lo leonino, lo draconiano y lo humanoide. Notas sobre la representación pictórica de bestias y diablos en el área castellana y aragonesa (siglos XII-XIII). Eikón Imago, Vol.5, N°2 (2016), p.69-106.

Capítulos de livros:

CONSIGLIERI, Nadia Mariana. Ritmos y divergencias de mamíferos y aves. Nuevos aportes al estudio de la retórica animalística en las piezas del Tesoro de San Isidoro de León. In: Lobato Fernández, Abel [et al.] (Eds.) Mundo hispánico: cultura, arte y sociedad, León, Universidad de León: Área de Publicaciones, 2019, p. 57-80.

CONSIGLIERI, Nadia Mariana. El papel de los componentes visuales en la retórica apocalíptica del Beato Facundus: estado de la cuestión y reflexiones. In: Pereira, María Cristina Correia L. (Org.) Encontros com as imagens medievais. Macapá: EdUNIFAP, 2017, p. 59-81.

Pamela Godoi

Capítulos de livros:

GODOI, Pamela Wanessa. Cabeças cortadas: a decapitação de mártires no manuscrito BM Cambrai 528 (séc. XII). In: Angelita Marques Visalli; José Rodolfo Vieira. (Org.). Imagem, religiões e religiosidades. Londrina: LEDI, 2022, p. 246-271.

GODOI, Pamela Wanessa. Furos e cortes: materialidade e suporte das imagens medievais no Homiliário de Saint-André-du-Câteau (BM Cambrai 528). In: Maria Cristina Correia L. Pereira; Maria Izabel Escano Duarte de Souza. (Org.). Encontros com as imagens medievais: volume II. São Paulo: FFLCH/USP, 2021, v. II, p. 162-185.

GODOI, Pamela Wanessa. O lugar de Maria Assunta: a mandorla no manuscrito BM Reims 295. In: Maria Cristina Correia L. Pereira. (Org.). Encontros com as Imagens Medievais. Macapa: UNIFAP, 2017, p. 95-111.

Artigos em periódicos:

GODOI, Pamela Wanessa. A cor do pergaminho nas iluminuras do manuscrito BM Cambrai 528 (século XII). Caiana. Revista de Historia del Arte y Cultura Visual del Centro Argentino de Investigadores de Arte (CAIA) 23, 2024, p. 25-42.

GODOI, Pamela Wanessa; VISALLI, Angelita Marques. Estudos sobre imagens medievais: o caso das iluminurasDiálogos (Maringá. Impresso), v. 20, p. 129-144, 2016.

Textos em anais:

GODOI, Pamela Wanessa. Codicologia Digital: Manuscritos Medievais nas Telas dos Historiadores. In: Anais XIV Encontro Internacional de Estudos Medievais, 2021. v. 1. p. 240-250.

GODOI, Pamela Wanessa. Santa Maxelenda e um manuscrito para a abadia de Saint-André-du-Câteau. In: Anais do 3º Encontro Internacional História & Parcerias, 2021. p. 1-10.

Dissertação de mestrado:

GODOI, Pamela Wanessa. A construção imagética da Virgem entronizada: Maria das iluminuras de Reims e Cambrai no final do século XI e começo do século XII. Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Estadual de Londrina. Orientação Angelita Marques Visalli. 2015.

Pedro de Oliveira e Silva

Artigo em periódico:

SILVA, Pedro de O. Garatuja como categoria para o trabalho com imagens medievais. In: Maria Cristina Correia L. Pereira; Maria Izabel Escano Duarte de Souza. (Org.). Encontros com as imagens medievais: volume II. São Paulo: FFLCH/USP, 2021, p. 184-199.

Rafael Afonso Gonçalves

Livros:

GONÇALVES, R. A.; GUÉRET-LAFERTÉ, M. Le livre de l'Inde de Duarte Barbosa (c. 1516). Traduction, introduction et notes. Paris: Éditions Chandeigne, 2023.

GONÇALVES, R. A.; FRANÇA, S.; FRANÇA, J. M. C. (Org.). Viver e conviver nas duas margens do Atlântico (séculos XIII-XX). São Carlos: Edufscar, 2022.

GONÇALVES, R. A.; FRANÇA, S. Le Canarien: a conquista das ilhas Canárias por Gadifer de la Salle. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2021.

GONÇALVES, R. A. Animais e homens de um Oriente distante (séculos XII-XIV). Salvador: Edufba, 2020.

GONÇALVES, R. A. Cristãos nas terras do Cã. As viagens dos frades mendicantes nos séculos XIII e XIV. São Paulo: EdUnesp, 2013.

Artigos em periódicos:

GONÇALVES, R. A. Nommer les animaux des Indes : quelques considérations sur la faune décrite dans les récits de voyage entre la fin du XIIIe et le début du XVIe siècle. Athropozoologica 55/7, 2020, p. 107-115.

GONÇALVES, R. A. O elefante e o rinoceronte em um duelo recontado entre os séculos XIII e XVI. Revista Tempos Históricos, v. 19, p. 440-460, 2015.

GONÇALVES, R. A. Francisco de Assis: mestre dos animais, exemplo dos homens. Territórios e Fronteiras (Online), v. 9, p. 53-67, 2016.

GONÇALVES, R. A; ALMEIDA, S. F. G. A astronomia e as viagens à Ásia nos séculos XIII e XIV. História Unisinos, v. 20, p. 1-13, 2016.

GONÇALVES, R. A; FRANÇA, S. S. L. Os tártaros de longe e de perto: Estudo e tradução do Livro do Estado do Grande Khan (séc. XIV). BRATHAIR (ONLINE), v. 18, p. 227-252, 2018.

Renan Marques Birro

Livro:

BARREIRO, Santiago; BIRRO, R. M. (Orgs.). El mundo nórdico medieval: una introducción. Buenos Aires: SAEMED, 2017.

Capítulos de livros:

BIRRO, R. M.. Jogos eletrônicos e Medievalismo: reflexões e críticas na Educação brasileira. In: BUENO, André; NETO, José Maria; ESTACHESKI, Dulceli; BIRRO, R. M. (Orgs.). Aprendendo História: Ensino & Medievo. União da Vitória: Sobre Ontens, 2019. v. 1. p. 37-46.

GRZYBOWSKI, L. G.; BIRRO, R. M. Um ensaio historiográfico sobre a escandinavística brasileira. In: AMARAL, Clínio; LISBÔA, João (Orgs.). A historiografia medieval no Brasil: de 1990 a 2017. Curitiba: Prismas/Appris, 2019,  p. 23-58.

BIRRO, R. M.. Os volsungos nas cruzes de pedra da Ilha de Man: entre o antiquarismo, o nacionalismo e a erudição. In: PEREIRA, Maria Cristina Correia Leandro. (Org.). Encontros com as imagens medievais. Macapá: EDUNIFAP, 2017, p. 27-43.

BIRRO, R. M.. Las religiones en Escandinavia medieval. In: BARREIRO, Santiago; BIRRO, R. M. (Orgs.). El mundo nórdico medieval: una introducción. Buenos Aires: SAEMED, 2017, p. 267-293.

Artigos em periódicos:

BIRRO, R. M.; MUCENIECKS, A. S.; BRAGANÇA JÚNIOR, Álvaro Alfredo. O Chronicon Livoniae de Henricus Livonicus (c.1188-1259): aparato crítico. Signum - ABREM, v. 19, p. 214-243, 2018.

BIRRO, R. M.. Cumming, Kermode e o Nacionalismo Manx: Um balanço da erudição sobre Sigdur Fáfnisbani nas cruzes de perda da Ilha de Mann. Calamus, v. 20, p. 169-196, 2017.

BIRRO, R. M.; BRAGANÇA Júnior, Álvaro Alfredo. O Corrector sive Medicus (ou Corrector Burchardi, ou ainda Da poenitentia, c.1000-1025) de Burcardo de Worms (c.965-1025): apresentação e tradução dos capítulos 1-4, além das “instruções” de penitência 001 a 095. SIGNUM - REVISTA DA ABREM, v. 17, p. 266-309, 2016.

BIRRO, R. M.. Os escandinavos, as rotas de peregrinação no Ocidente e Oriente e as Cruzadas (sécs. XI-XII). Revista Diálogos Mediterrânicos, v. 8, p. 259-281, 2015.

BIRRO, R. M.. O problema da temporalidade para os estudos da Europa Nórdica: a 'Era Viking'. Nearco (Rio de Janeiro), v. 6, p. 228-254, 2013.

Tese de doutorado

BIRRO, R. M.. As representações de Sigurðr Fáfnisbani nas cruzes da Ilha de Man (séculos X-XI)Programa de Pós-graduação em História Social, USP, 2017. Orientação: Maria Cristina C. L. Pereira.

Stefanny  Batista dos Santos

Capítulos de livros:

SANTOS, S. B. Sobre Múltiplos Sentidos: Imagens de Cavaleiros e Caracóis nas Margens de Manuscritos do Século XIII ao XV. In: PEREIRA, Maria Cristina; SOUZA, Maria Izabel. (Org.). Encontros com as imagens medievais. São Paulo: FFLCH, 2021, v. 2, p. 215-227.

Artigos em periódicos:

SANTOS, S. B. O cavaleiro e o caracol: arte na margem de manuscritos medievais dos séculos XIII e XIV. Revista Ars Histórica, v. 15, p. 77-96, 2017.

Textos em Anais:

SANTOS, S. B.. Imagens medievais: Perspectivas de estudo no saltério da Rainha Maria. In: IX Semana de Estudos Medievais (SEM): Os manuscritos medievais da UNB, 2018, Brasília. Atas das sessões de comunicação da IX semana de estudos medievais. p. 130-137.

Vitor Eduardo Cogheto Vieira da Silva

Artigos em periódicos:

SILVA, V. E. C. V. da. (2022). As imagens dos reis no Libro de las leyes fechas por los reyes godos (Madrid, Biblioteca de la Fundación Lázaro Galdiano, Mss. R14423)Epígrafe11(1), 152-182.

Wanessa Asfora Nadler

Livros:

ASFORA, Wanessa. Apício. História da incorporação de um livro de cozinha na Alta Idade Média. São Paulo: Alameda, 2014.

Capítulos de Livros:

ASFORA NADLER, Wanessa. Apício como opus medicinale na Itália do Século XV: estudo de caso a partir de três manuscritos fiorentinos. In: SOARES, Carmen; GOMES, Cilene da Silva Ribeiro (eds.). Mesas luso-brasileiras: alimentação, saúde e cultura. Coimbra: Coimbra University Press, 2018, pp. 37-59.

ALGRANTI, Leila; ASFORA, Wanessa. Luís da Câmara Cascudo e a Emente Portuguesa: a contribuição de Portugal na construção do pensamento sobre a cozinha brasileira. In: SOARES, Carmen; COUTINHO, Irene (eds.). Ensaios sobre Patrimônio Alimentar Luso-brasileiro. Coimbra/São Paulo: Imprensa da Universidade de Coimbra/Annablume, 2014,p. 253-273.

ASFORA, Wanessa. O garo na Alta Idade Média: investigações preliminares. In: MOURA, Maria Aparecida Soares; CARVALHO, Margarida; LOPES, Maria-Aparecida. (Org.). Consumo e Abastecimento na História. São Paulo: Alameda Editorial, 2011, p. 89-113.

ASFORA, Wanessa; AUBERT, Eduardo Henrik; CASTANHO, Gabriel. L´histoire médiévale au Brésil. Structure d'un champ disciplinaire. In: MAGNANI, Eliana. (Org.). Le Moyen Âge vu d'ailleurs: voix croisées d'Amérique latine et d'Europe. Dijon: Éd. universitaires de Dijon, 2010, p. 39-118.

ASFORA, Wanessa. A Navigatio Sancti Brendani e a reforma de Gorze-Trier: possíveis articulações. In: ANDRADE FILHO, Ruy. (Org.). Relações de poder, educação e cultura na Antiguidade e Idade Média. Santana do Parnaíba: Solis, 2005, p. 459-467

Artigos em Periódicos:

ASFORA NADLER, Wanessa. O lugar de um livro de cozinha em uma biblioteca pública renascentista: estudo sobre o De re coquinaria, atribuído a Apício, a partir do manuscrito laurenziano Plut. 73.20. Anais do Museu Paulista, v.26, 2018, pp. 1-21.

ASFORA NADLER, Wanessa. Collecting and Interpreting Apicius in Fifteenth-Century Italy. Manuscript Tradition and Circulation of Culinary/Dietary Knowledge. Food&History, v. 14, 2016, pp. 183-203.

ASFORA, Wanessa; SALDARRIAGA, Gregorio. Recent Trends in Food History Research in Ibero-America: 2014-2016, Food&History, v. 13, 2016, pp. 285-290.

ASFORA, Wanessa. Reflexões teóricas e metodológicas acerca dos manuscritos medievais de « De re coquinaria » para a história da alimentação na Alta Idade Média. Bulletin du Centre d'Études Médiévales d'Auxerre, v. hds, p. document8752, 2008.

ASFORA, Wanessa; AUBERT, Eduardo Henrik; CASTANHO, Gabriel. Faire l'Histoire du Moyen Age au Brésil: fondements, structures, développements. Bulletin du Centre d'Études Médiévales d'Auxerre, v. 12, p. document6602, 2008.

Textos em anais:

ASFORA, Wanessa. Apicius in the Early Medieval Manuscripts: Medieval or Roman Cookery Book? Atti delle Settimane della Fondazione Centro Italiano di Studi sull'Alto Medioevo, v. 63, p. 493-517, 2016.