O LATHIMM organiza quinzenalmente, em seus núcleos de São Paulo e do Rio de Janeiro, reuniões para a discussão de textos previamente selecionados e de trabalhos em curso. Essas reuniões são abertas à comunidade em geral, não necessitando de inscrição prévia - apenas a leitura do material indicado. Para maiores informações, escrevam para os e-mails dos respectivos grupos.
Reuniões de discussão de textos do Núcleo USP - 2024-1. Quartas, das 18h00 às 19h00. Presenciais (sala do LATHIMM)
SCHMITT, Jean-Claude. Les images médiévales. La figure et le corps. Paris: Gallimard, 2023.
Cronograma:
6 de março – “Introduction” (p. 15-24)
20 de março – cap. 1: “Le paradoxe d’un monothéisme iconophile” (p. 25-64)
3 de abril – cap. 2: “Image, imitation, figuration” (p. 65-93)
17 de abril – cap. 3: “Le tabernacle de Moïse” (p. 94-124)
8 de maio – cap. 4: “Les figures analogiques” (p. 125-150)
22 de maio – cap. 5: “Le portrait et la mort” (p. 151-173)
5 de junho – cap 6: “Matérialité et dévotion” (p. 174-196)
19 de junho – cap. 7: “Un geste rituel: le signe de croix” (p. 197-225)
3 de julho – cap 8: “L’exception corporelle de Marie” (p. 226-270)
17 de julho – cap. 9: “Les deux corps de la Vierge” (p. 271-289)
Reuniões de discussão de textos do Núcleo USP - 2022-1. Quartas, das 18h00 às 19h30
Reuniões híbridas: sala 16 e Google Meet.
Para acesso à sala virtual, enviar email para mariacristinapereira@yahoo.com
Cronograma:
Experiencing Medieval Art.
KESSLER, Herbert L. Experiencing medieval art. Toronto: University of Toronto Press, 2019.
Encontro 1) 30/03 – Prefácio + Capítulo 1: “Object”, p. 3 - 27.
Encontro 2) 13/04 (VIRTUAL DEVIDO À SEMANA SANTA) – Continuação do capítulo 1 + Capítulo 2: “Matter”, p. 28 - 49.
Encontro 3) 27/04 – Capítulo 3: “Making”, p. 50 - 73.
Encontro 4) 11/05 – Capítulo 4: “Spirit”, p. 74 - 93.
Encontro 5) 25/05 – Capítulo 5: “Book”, p. 94 - 109.
Encontro 6) 08/06 – Capítulo 6: “Church”, p. 110 - 136.
Encontro 7) 22/06 – Capítulo 7: Life (and Death), p. 137 - 156.
Encontro 8) 06/07 – Capítulo 8: “Performance”, p. 157 - 170.
Encontro 9) 20/07 – Capítulo 9: “Subject” + Epílogo, p. 171 - 188.
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Reuniões de discussão de textos do Núcleo USP - 2021-2. Quartas, das 17h30 às 19h30.
Para acesso à sala, enviar email para mariacristinapereira@yahoo.com
Cronograma:
A Teoria das imagens de Aby Warburg
Encontro 1) 18/08. GINZBURG, Carlo. De Warburg a Gombrich: Notas sobre um problema de método. In: Mitos, emblemas e sinais – Morfologia e História. São Paulo, Companhia das Letras, 1990, pp. 41-93
Encontro 2) 01/09. BURUCÚA, José Emílio. Aby Warburg (1866–1929): La civilización del Renacimiento, la magia, el método. In: História, arte, cultura: De Aby Warburg a Carlo Ginzburg. Argentina, Fóndo de Cultura Econômica, 2003, pp. 13-34.
Encontro 3) 15/09. DIDI-HUBERMAN, Georges. O saber-movimento (o homem que falava com borboletas). In: MICHAUD, Philipe Alain. Aby Warburg e a imagem em movimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013, pp. 17-29.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Warburg, nosso fantasma. In: Imagem sobrevivente: História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto. 2013, pp. 25-30.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Epílogo do Pescador de pérolas. In: A imagem sobrevivente: História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto. 2013, pp. 423-429.
Encontro 4) 29/09. WARBURG, Aby. O Nascimento da Vênus e A Primavera de Sandro Botticelli In: Histórias de fantasma para gente grande. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, pp. 27-86.
Encontro 5) 13/10. WARBURG, Aby. Imagens da região dos índios Pueblos da América do Norte. In: Histórias de fantasma para gente grande. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, pp. 199-253.
Encontro 6) 20/10. WARBURG, Aby. A arte do retrato e a burguesia florentina (1902). In: A renovação da antiguidade pagã: Contribuições científico-culturais para a história do renascimento europeu. Rio de Janeiro: Contraposto, 2013, pp. 121-168
Encontro 7) 17/11. WARBURG, Aby. Introdução. In: Histórias de fantasma para gente grande. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, pp. 363-375.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A montagem mnemosyne: quadros, foguetes, detalhes, intervalos. In: Imagem sobrevivente: História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto. 2013, pp. 383-421.
Encontro 8) 01/12. FERNANDES, Cassio (org.) A ninfa: Uma troca de cartas entre André Jolles e Aby Warburg. In: A presença do Antigo - Escritos inéditos – Volume 1. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2018, pp. 65-78
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Reuniões de discussão de textos do Núcleo USP - 2021-1. Quartas, das 17h30 às 19h30. Para acesso à sala, enviar email para mariacristinapereira@yahoo.com
Cronograma:
21/4 – Jérôme BASCHET. Introducion: l’image-objet + Jean-Claude SCHMITT. Imago. De l’image à l’imaginaire. In: BASCHET, Jérôme; SCHMITT, Jean-Claude (Org.). L’image. Fonctions et usages des images dans l’Occident médiéval. Paris: Le Léopard d’Or, 1996. P. 7-23; p. 29-37
5/5 – BONNE, Jean-Claude. Ritual da cor. Funcionamento e uso das imagens no Sacramentário de Saint Étienne de Limoges. In: PONNAU, D. (ed.). Image et signification. Paris: La Documentation Française, 1983. p. 129-139 (tradução Eduardo Henrik Aubert)
19/5 – Georges DIDI-HUBERMAN. Imitation, représentation, fonction. Remarques sur un mythe épistémologique. In: BASCHET, Jérôme; SCHMITT, Jean-Claude (Org.). L’image. Op. cit., p. 59-86
2/6 – Michael CAMILLE. The Gregorian Definition Revisited: Writing and the Medieval Image. In: BASCHET, Jérôme; SCHMITT, Jean-Claude (Org.). L’image. Op. cit., p. 89-107
16/6 – Daniel RUSSO. O conceito de imagem-presença na arte da Idade Média. Revista de História (São Paulo) 165, 2011, p. 37-72. https://www.revistas.usp.br/revhistoria/issue/view/1473
30/6 – Herbert KESSLER. The function of Vitrum Vestitum and the Use of Materia Saphirorum in Suger’s St. Denis. In: BASCHET, Jérôme; SCHMITT, Jean-Claude (Org.). L’image. Op. cit., p. p. 179-203.
14/7 – Jean-Claude BONNE. Formes et fonctions de l’ornemental dans l’art médiéval (VIII-XII siècle). Le modèle insulaire. In: BASCHET, Jérôme; SCHMITT, Jean-Claude (Org.). L’image. Op. cit., p. 207-249.
28/7 – Georges DIDI-HUBERMAN. Exegese e visualidade na arte cristã. Revista de Comunicação e Linguagens (Lisboa) 20, 1994, p. 159-173.